Certificação

No final de 1999, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou uma norma que regulamenta os requisitos técnicos de assentos de crianças. Trata-se da norma NBR 14400, a qual tem padrão internacional e foi elaborada com base nos critérios da norma europeia ECE R44.

A regulamentação da norma NBR 14400 exige que sejam feitos testes quanto à resistência, corrosão, capacidade de absorção de energia, capacidade de travamento dos cintos de segurança, fechos e dispositivos de ajuste, resistência à poeira, flamabilidade do material, alem de ensaios dinâmicos que medem a eficiência do equipamento em simulações de impactos, capotamentos e demais situações de acidentes.

Desde 2008, qualquer dispositivo de retenção comercializado no Brasil deve obrigatoriamente conter o selo do Inmetro, uma garantia aos pais de que aquele equipamento protegerá o bebê ou a criança no caso de um acidente ou de uma rápida desaceleração. São três tipos de dispositivos, que devem ser utilizados pela criança até que ela complete 36 Kg: o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação.

Para receber essa certificação, o DRC deve preencher uma série de requisitos em termos de testes laboratoriais e ensaios dinâmicos, a fim de simular uma situação de emergência, onde se espera que o DRC reduza o risco de lesões na criança em casos de colisão, desaceleração repentina ou capotamento do veículo. Esses ensaios devem ser realizados por órgãos devidamente credenciados pelo INMETRO para cada modelo a ser comercializado.

Os DRCs, dispositivos de retenção para crianças, são classificados em cinco grupos de massa:

Grupos de Massa Peso da Criança
Grupo 0 para crianças de massa inferior a 10 kg
Grupo 0+ para crianças de massa inferior a 13 kg.
Grupo I para crianças de massa compreendida entre 9 kg e 18 kg.
Grupo II para crianças de massa compreendida entre 15 kg e 25 kg.
Grupo III para crianças de massa compreendida entre 22 kg e 36 kg.

Cuidados no uso de cinto de segurança :

O cinto de segurança do veículo foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45m e pode causar lesões graves em crianças abaixo desta medida. Não deixe sua criança correr este risco!

A instalação da cadeira e uso de cinto de segurança deve observar todas as orientações informadas no manual de instalação. Consulte manual de instalação.